terça-feira, 15 de outubro de 2013

Hoje é Dia do Professor!



Hoje é dia de homenagear aqueles que nos ensinaram muito no colégio, na faculdade... Por isso,  resolvemos selecionar 4 filmes que estão relacionados à escola, ao ensino e, como através dela e com grandes inspirações o conhecimento e a vontade de ler podem ser aprendidos de maneira divertida (para assim nos tornarmos essas meninas viciadas em filmes e livros, hahaha).



Ziraldo e Paola Oliveira no lançamento de Uma Professora Muito Maluquinha
. Uma Professora Muito Maluquinha
O filme é uma adaptação de um livro do Ziraldo, que tem uma narrativa diferenciada e seus personagens são super bem humorados. Uma Professora Muito Maluquinha é o segundo livro do autor a ir para o cinema. O primeiro foi Menino Maluquinho - O Filme, em 1994, e depois sua continuação em 1999. O filme é dirigido por André Alves Pinto (estreante) e César Rodrigues (High School Musical - O Desafio). O roteiro e a produção foram acompanhado de pertinho por Ziraldo, para que a magia não se perdesse.

Sinopse: depois de estudar na capital, a jovem Cate (Paola Oliveira), 18 anos, volta a sua cidadezinha no interior de Minas Gerais, para dar aulas na escola primária. Entusiasmada, livre e comunicativa, ela conquista os alunos no ato, mas seu comportamento de vanguarda não agrada às professoras conservadoras da década de 40. (...) Ao mesmo tempo em que descobrem o prazer de aprender, os amigos da escola também têm as primeiras aulas sobre amor, amizade e liberdade. E a professorinha não conquista só os alunos: os rapazes mais bonitos da cidade caem de amores por ela. O professor de Geografia Mário (Max Fercondini), o romântico Pedro Poeta (Rodrigo Pandolfo), o boêmio Carlito (Cadu Fávero) e o galã Rodolfo Valentino (Ricardo Pereira) se revezam nas tentativas de conquistar a moça.

Cena do filme Sociedade dos Poetas Mortos
. Sociedade dos Poetas Mortos
O filme é vencedor do Oscar de Melhor Roteiro (Tom Schulman) e Melhor Diretor (Peter Weir). O filme traz a importância da relação professor-aluno, a formação do caráter e principalmente a importância das escolhas, baseado na filosofia "carpe diem" (aproveite o dia). Um filme atemporal, que mesmo sendo de época, se tornou um clássico e fará sentido em qualquer contexto ou sociedade.

Sinopse: em 1959, John Keating (Robin Williams) volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

Pôster do filme Escritores da Liberdade
. Escritores da Liberdade
O filme evidencia com bastante gravidade temas relacionados à estrutura educacional e social, onde o acesso à educação, que deveria ser democrático vem carregado de desigualdades e injustiças. A história mostra a separação, dentro do sistema, dos alunos inteligentes dos chamados "problemáticos", sem que estes possam mostrar seu potencial. São colocados em destaque também problemas como racismo, desemprego e intolerância ao diferente. 

Sinopse: uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerânica e o respeito ao próximo.

. Escola do Rock
Se você curte rock, esse filme é obrigatório. Uma comédia divertida e diferente, o filme mostra um professor revolucionário em uma escola conservadora. Os alunos estão presos a severas regras, e se rebelam contra o sistema da escola. E como todos sabem, durante muito tempo a rebeldia foi uma marca do rock. 

Sinopse: Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

Nenhum comentário: