segunda-feira, 29 de abril de 2013

K-POP: Super Junior em São Paulo!


Essa semana o post sobre K-POP será especial! Minha ideia inicial era ter apresentado o grupo e logo depois fazer uma postagem de como foi o show, mas devido a falta de tempo, isso não foi possível. Então, vou deixar de papo furado e ir direto ao ponto. 


O básico que você precisa saber sobre o Super Junior, antes de ler o restante da matéria: 

1) quando o grupo foi lançado, em 2005, seu número total de integrantes era 13; 

2) o serviço militar é obrigatório na Coreia do Sul. Isso significa que homens de até 30 anos devem servir durante dois anos as forças armadas. Como o Super Junior possui vários integrantes, eles se revezam, indo um a cada um ano; 

3) atualmente o grupo conta com 11 integrantes, porém apenas 8 estão na ativa. Ainda não entendeu como funciona? Darei uma rápida explicação. Um dos integrantes, chamado Kangin, se alistou em julho de 2010. No ano seguinte, em 2011, Heechul se alistou. Em 2012, Kangin voltou e o líder do Super Junior, Leeteuk, se alistou; 

4) o grupo possui vários subgrupos, mas o único que você precisa saber neste momento é o Super Junior M (Mandarim), que além de alguns integrantes do Super Junior original, possui o chinês Zhou Mi e o canadense-chinês Henry

5) são conhecidos como The Kings of the Hallyu Wave, ou Os Reis da Onda Hallyu por causa do single Sorry, Sorry, lançado em 2009. Os integrantes do Hallyu Wave são os artistas sul coreanos que conseguem destaque e sucesso em outras partes do mundo, ganhando fãs por onde passa. Um outro exemplo de fenômeno da Hallyu Wave? Psy

Após essa rápida e superficial apresentação (prometo que em um futuro bastante próximo voltarei a falar sobre eles), contarei para vocês como foi o show do Super Junior, que ocorreu no dia 21 de Abril, no Credicard Hall, em São Paulo. 

Em março, quando tomei conhecimento de que o grupo faria um show no Brasil, eu surtei. E o motivo foi bastante simples: Super Junior, ou SuJu, foi o primeiro grupo de K-Pop que conheci e isso ocorreu em 2009. Eu nunca, veja bem, nunca pensei que os veria ao vivo. Qual era a probabilidade deles virem para cá? Nula, né? Então vocês podem imaginar como eu fiquei. Aliás, imaginem como o fandom brasileiro do Super Junior (E.L.F Brasil) ficou. Para vocês terem uma noção todos os ingressos forem vendidos em apenas quatro dias, sendo que, no primeiro, vários setores já estavam esgotados
  
Facebook: Camila Cunha

No dia do show, no qual infelizmente fui sozinha, peguei o metrô e fui em direção ao Credicard Hall. O interessante foi que durante o caminho, encontrei e conversei com várias pessoas que estavam indo para lá e no final formamos um grande grupo. Ao chegar no local e andar por dez minutos só para encontrar o final da fila (!!!) comecei a sentir um pouco da empolgação. É minha gente, a ficha demorou a cair. 

Facebook: Camila Cunha

E exatamente às 19h30 o show começou. Com gritarias, choro e emoção, no momento que as luzes de apagaram, os fãs ligaram o lighstick azul e formaram o famoso Blue Ocean ou Oceano Azul, a marca registrada dos shows do meninos. Após o vídeo de introdução, que sempre é super bem produzido e repleto de efeitos, assim como o restante do show, Super Junior finalmente apareceu atrás de uma cortina semitransparente, onde só suas sombras eram projetadas. Nesse momento, o Credicard Hall foi abaixo. 

O Blue Ocean

Abrindo com Mr. Simple, os fãs de Super Junior deram o que seria o inicio de um show a parte. Durante as três horas de show, os brasileiros se dedicaram do começo ao fim levantando cartazes com dizeres em coreano e português, dançando, gritando o nome dos integrantes e o que mais deixou o grupo surpreso e emocionado: cantando do inicio ao fim todas as músicas em coreano. Sobre as músicas é interessante saber que na Coreia do Sul não é comum canta junto com o cantor. Eles possuem o chamado fanchant, que são complementos do público cantando em determinados momentos da música. Pode ser uma parte da letra, o nome dos integrantes ou palavras de incentivo. 


Logo após veio Bonamana e Super Girl, música lançada por Super Junior M, onde os integrantes ZhouMi e Henry finalmente apareceram. Em seguida, os dez integrantes fizeram uma pausa onde cada um fez questão de se arriscar no português, mesmo contando com uma tradutora que dizia ao público tudo o que eles falavam. Os destaques ficaram para: Shindong e o seu "Estou com fome" e "Churrasco"; Donghae com "Vocês são muito sexys" e "Eu quero peitos" (acho que alguém sacaneou o Hae); um Kyuhyun super animado falando "Vamos nos divertir bastante" e Eunhuyk falando que era bonita, mas que rapidamente concertou o erro, enquanto os outros membros riam dele. 

Facebook: Camila Cunha

Conversando com o público, Eunhyuk disse que eles demoraram 25 horas para chegar no Brasil, mas que, naquele momento, ele estava sentindo que a distância entre o grupo e os fãs era pequena. 

Uma das surpresas do show foi quando o Super Junior começou a cantar Ai Se Eu Te Pego, do Michael Teló!!! Segundo eles, foi Kyuhyun que deu a ideia, o que ficou bem claro, vendo a felicidade estampada no rosto dele enquanto cantava e dançava. Provavelmente, todos que compareceram aquele show nunca mais cantarão "delicia, delicia" do mesmo jeito, mas sim "delishia, delishia"


Em Rockstar, eles estavam tão animados com a reação do público que assim que a música terminou, o SuJu voltou correndo e pediu para o público cantar não uma, mas duas vezes a mesma música. Com um sorriso de orelha a orelha e maravilhados com o andamento do show, o grupo perguntou em português se os fãs estavam gostando, o que desencadeou em uma brincadeira. Eles fizeram cada membro fazer a pergunta, enquanto faziam uma dancinha tosca. 


No bis, o grupo trouxe a música mais esperada da noite: Sorry Sorry, onde o público pulou e cantou em uma só voz. Algumas músicas depois veio Marry U, que foi a última canção da noite. 

Na despedida deu para perceber que o Super Junior estava emocionado pelo carinho dos fãs brasileiros e que alguns membros choraram. Segundo os membros, nunca se passou pela mente do grupo que um dia eles tocariam para um país da América do Sul. Nenhum deles queria sair do palco e disseram que não queriam se despedir e se poderiam ficar aqui pra sempre. Depois de várias tentativas de despedidas frustradas, eles pediram para que os fãs brasileiros não se esquecessem deles e que se dependesse de cada um, eles voltariam na Copa de 2014 para o Super Show 6, além de prometerem uma música em português. Com um último adeus, na hora que Eunhuyk falou, a tradutora disse ao público que eles queriam que nós cantássemos Sorry Sorry (que ficou perfeito). Porém, quando começamos, ela nos pediu desculpa e disse que eles queriam escutar o nosso último grito. 

Após a despedida final não pude evitar e comecei a chorar. Principalmente porque depois de três horas de show, minha ficha finalmente havia caído. 

Facebook: Camila Cunha
Nos vemos na próxima semana! E espero que tenham curtido os vídeos. Super Junior é um daqueles grupos que vale a pena dar atenção. Principalmente pela garra e por tudo que eles passaram para chegarem até onde estão. 

Um agradecimento especial para as fãs que colocaram os vídeos no Youtube! Muito obrigada, meninas!!!

Camis Cunha

Nenhum comentário: