terça-feira, 4 de agosto de 2015

Lápis e Marca-Texto: Simplesmente Ana, Marina Carvalho

A menina que nunca sonhou com príncipes, tiaras, vestidos glamourosos e contos de fadas que atire a primeira pedra. Tá legal, já sei. Alguém vai falar que sempre achou príncipes e princesa um grande blá, blá, blá. Mas tudo bem! Como dizem: cada um no seu quadrado! E é esse universo "maravilindo" que se encontra o livro Simplesmente Ana, de Marina Carvalho.

Vamos ao resumo do "babado" real. Lá estava Ana Carina, uma menina normal, cursando sua faculdade de Direito normal, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Até um dia em que ela descobre que o pai desconhecido é na verdade rei de Krósvia, um pequeno país da Europa. Após a descoberta ma–ra–vi-lho–sa, Ana se muda para Krósvia e precisa aprender a lidar com sua nova posição nobre de princesa e futura rainha, um novo país, uma nova língua, uma nova cultura e o delicioso Alex, seu insuportável tutor e filho de consideração de seu pai. No entanto, ao longo de sua estadia na Europa, a recente princesa pode descobrir que Alex não é tão insuportável assim.

Logo de cara é impossível não lembrar de O Diário da Princesa, série de livros que abalou a estruturas do meu ensino fundamental há alguns (poucos) anos. Mas, ao longo da trama, é possível ver que apenas o mote central é parecido com a obra de Meg Cabot. As mocinhas, por exemplo, são totalmente opostas. Enquanto, Mia era meio reclamona e apagada (vamos combinar, ela era meio mala com aquele blá blá blá todo), Ana é muito mais decidida, engraçada e com dúvidas e incertezas naturais de uma menina na casa dos 20 e poucos anos. A trama é permeada mais pelas sacadas cômicas de Ana do que o romance água com a açúcar em si. Além disso, é sempre bom poder prestigiar uma autora brasileira nesse segmento "new adult" em mundo dominado por Meg/Patrícia Cabot e Sophie Diva Kinsella.

Minha parte preferida: o mocinho. Por quê? Porque amamos mocinhos sérios e responsáveis. Mas Alex não é mala, certinho e cheio de regras para cumprir. Alex é aquele certinho na medida certa e irresponsável nas horas erradas! (risos) Além disso, adoramos protagonistas fofos e românticos! Mas sem muita melação, hein! 



Simplesmente Ana é uma história leve e divertida para ler em uma tarde. Daqueles livros que você nem percebe que chegou ao fim. A série também conta com uma continuação e uma espécie de "spin off": De Repente, Ana e Elena, A Filha da Princesa, sobre a história de Elena, filha de Ana e Alex. Às vezes, continuações podem desapontar, mas nesse caso pode ir fundo que está valendo! Então, pega sua tiara de brilhantes e seu vestido “bapho” e arrasa na leitura real!

Carol B.

Um comentário:

Camila Mumic disse... [Reply to comment]

Eu, honestamente, não acho a temática ruim, não... Mas acho que soou exatamente igual ao Diário da Princesa, como você falou hehehe. Acho que é cômodo pegar um enredo que já foi criado por alguém e mudar os personagens e partes da história e daí dizer que fez algo diferente. Mas eu leria o livro pra julgar por mim mesma, hahaha.

Um beijo,

http://acartavioleta.com.br