quarta-feira, 13 de março de 2013

Cena Livre: A Hora Mais Escura


O filme fala sobre a operação secreta que levou a captura de Osama Bin Laden. Já no seu início visualizamos o tom de tensão do longa. Um dos pontos altos é a manutenção da tensão durante todo o enredo, mesmo com os espectadores já sabendo o final da operação.

Sua primeira cena é um fundo preto e vozes de pessoas que morreram no ataque de 11 de setembro, o que nos coloca direto no clima da caçada. A Hora Mais Escura não é um filme fácil de digerir, afinal são 157 minutos, arrastados em alguns momentos, com direito a 40 minutos de tiroteio que levam ao fim de um dos maiores terroristas de todos os tempos, Bin Laden. Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) chega para chocar e deixar aquele sentimento transtornado no telespectador após o filme. 

O filme conta a história de Maya (Jessica Chastain), uma agente que está começando o seu trabalho na CIA. Maya é chefe de investigação, e começa um trabalho obcecado, quase paranoico, de juntar pistas vagas e nomes obscuros, até que, aos poucos consegue traçar o possível paradeiro do homem mais procurado pelos Estados Unidos. Para tanto, vale tudo: tortura, manipulação de informantes, palpites, até mesmo a espionagem convencional, com câmeras e espiões.

Além disso, A Hora Mais Escura tem um diferencial em relação aos outros filmes americanos: mostra a lerdeza que a CIA levou para capturar o inimigo (10 anos), destruindo um pouco o patriotismo dos EUA. O que também pode causar uma polêmica no país é a utilização da violência. A diretora nos apresenta longo no inicio um terrorismo físico e psicológico, representado tanto pelo prisioneiro quanto pela CIA, fixando como a tortura era utilizada como forma de vingança no governo Bush. A intenção sempre foi mostrar a realidade de que a tortura foi uma das marcas do governo de George W. Bush. O filme mostra como isso muda com a chegada de Obama, mesmo que alguns agentes da CIA não aprovassem.



Curiosidades

Antes mesmo da morte de Bin Laden, A Hora Mais Escura já estava sendo escrita pelo roteirista Mark Boal, que tinha acesso às atividades da mesma equipe de oficiais a quem coube executar o saudita.

- Zero Dark Thirty (o título original em inglês) é um termo usado pelas forças armadas dos EUA para se referir à uma hora não especificada da madrugada em que o céu ainda está todo escuro.

- O longa recebeu 5 indicações ao Oscar, incluindo de melhor filme. E só levou a estatueta para casa em uma categoria: Edição de Som, onde empatou com 007- Operação Skyfall.


Juh Reis

Nenhum comentário: