quinta-feira, 7 de março de 2013

Lápis e Marca-Texto: Retrato do Meu Coração


Não dá pra negar que quando nos deparamos com esse título, só uma coisa passa pela mente: título de livro de jornaleiro. Mas, passada essa pequena surpresa, é impossível não embarcar no mundo criado pela Patricia Cabot (para os que não sabem, é o pseudônimo de Meg Cabot, siiiiim, para romances mais adultos). 

Retrato do Meu Coração é a típica história água com açúcar, com cenas de sexo e um enredo cativante, que faz o leitor não largar o livro. Através de uma história leve e divertida, conhecemos Margaret Herbet, uma jovem inglesa ingênua e teimosa, mas de grande coragem por perseguir seus sonhos, coisas que para a época não eram bem vistas. Por outro lado, temos o duque Jeremy Rawlings, seu amigo de infância que se transformou em um homem mulherengo e com uma aversão a qualquer tipo de convicção da época. 

O interessante é que a relação dos personagens se desenrola naturalmente, sem nenhuma complicação ou dramas comoventes, e vai por uma série de mal entendidos entre os dois. Com diálogos divertidos e inteligentes, Patricia mostra certos valores que eram muito importantes naquela época como a maternidade, o preconceito em relação aos estrangeiros e como o trabalho feminino era visto. 

O segundo ponto alto do livro são as aparições de Pegeen e Edward Rawlings, protagonistas do livro Rosa de Inverno que, junto com Jeremy, deram origem a Retrato do Meu Coração. O mais legal é que você pode ler qualquer um dos livros na ordem que quiser, pois não fará uma grande diferença para o entendimento geral. 



Como continuação de Rosa de Inverno, Retrato do Meu Coração não deixa a desejar e está no mesmo patamar que o primeiro volume. Se você procura uma leitura leve, divertida e cativante esse é o livro para você!


Camis Cunha

2 comentários:

Feliciity disse... [Reply to comment]

Eu amo os livros da Meg Cabot, mas ainda não li nenhum dela como "patricia cabot"... São bons mesmo?

http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

UpArte disse... [Reply to comment]

Feliciity,

os livros não são bons: eles são maravilhosos!!! São do tipo que você não consegue largar de jeito nenhum. Vai na fé, compre os livros de Patricia Cabot e depois me diga o que achou.
Thanks!

Camila Cunha