quinta-feira, 14 de março de 2013

Lápis e Marca-Texto: Feita de Fumaça e Osso


A primeira coisa que chamou minha atenção em Feita de Fumaça e Osso foi a capa (sou dessas que compra um livro pela capa): uma garota com uma máscara de penas azuis foi o que notei logo desde a primeira vez que bati os olhos na livraria. Depois foi o nome. Após prender minha atenção pelo visual, li a sinopse e fiquei curiosa, intrigada. A história de uma garota de cabelos azuis que foi criada por demônios. O quão interessante isso soa?

Depois que comecei a ler, Karou e sua história, que envolve segredos, desejos, dentes, demônios e anjos, me cativou de um modo que não consegui largar o livro enquanto não terminasse de ler.

Karou é uma adolescente comum (se ignorarmos seus cabelos azuis - que ela jura serem naturais - suas incontáveis tatuagens e o fato de ela falar mais de 20 línguas), é estudante de arte em Praga, tem uma melhor amiga e um ex-namorado sexy e vagabundo. Sua vida não seria nada demais, se não fossem os segredos que ela esconde, como as criaturas fantásticas de seus cadernos de desenho: um monstro enorme, uma mulher metade serpente, um pássaro metade corvo, metade lagarto e outros seres híbridos. Se as pessoas perguntarem sobre eles, ou seu cabelo, ela dirá a verdade, com um sorriso de lado, fazendo todos acreditarem que tudo não passa da imaginação da garota.

Karou vê esses monstros como sua família, foi criada por eles, e para ter acesso a eles, basta atravessar os portais que dão para Outro Lugar. Os portais não passam de meras portas para os humanos. Mas ao atravessá-las, Karou vai parar no escritório de Brimstone. O grande monstro é um colecionador de dentes, tanto humanos, quanto animais, e é o dever de Karou recolher esses dentes ao redor do mundo com os comerciantes detestáveis.

Dentes e desejos já fazem parte do cotidiano de Karou, mas tudo começa a mudar quando em uma de suas missões atrás de dentes, ela se depara com Akiva, um serafim que está disposto a matar a garota e destruir os portais que levam ao Outro Lugar. Algo impede Akiva de matar Karou, e uma trama amorosa começa e se desenrolar entre os dois. E é no meio dessa nova paixão entre opostos - um serafim e a "filha" de um demônio - e da guerra sem fim entre serafins e quimeras, que Karou começa a descobrir as verdades sobre seu passado e o mundo de Brimstone e suas queridas quimeras.

O livro é fascinante, é uma leitura gostosa que te leva a um mundo extraordinário cheio de criaturas fantásticas. No meio da história o leitor se vê tão curioso quanto Karou sobre seu passado escondido e a razão da guerra milenar entre anjos e demônios. Além de ficarmos torcendo pelo amor proibido de Karou e Akiva.

A história acaba sem um desfecho real, já que o livro tem uma continuação. Days of Blood and Starlight já foi lançado nos Estados Unidos, mas ainda não tem nome em português. Estou louca por esse segundo livro, espero que lance logo aqui.

2 comentários:

Max Gomes disse... [Reply to comment]

*-* yay! Curti!

Anônimo disse... [Reply to comment]

A resenha ficou ótima, Lorrana, prevejo um futuro jornalístico.