terça-feira, 17 de maio de 2011

Expectativa dos shows de McCartney reúne fãs em redes sociais

Sitting in the stand of the sports arena waiting for the show to begin. Foi com estes versos que os fãs de Paul McCartney e os Wings puderam se ver na música que falava sobre a expectativa de um show. Venus and Mars foi lançado em 1975 e abriu o álbum homônimo da banda, assim como o setlist da turnê Wings Over the World (1975/1976). 36 anos depois, um Paul McCartney mais experiente e sem os Wings continua fazendo pessoas de diversas gerações sentirem o mesmo na turnê Up and Coming.

A espera agora, no entanto, acontece de forma diferente. Se na década de 1970 as conversas e trocas de informação se limitavam ao círculo de conhecidos, hoje os fãs se reúnem numa escala muito maior com a ajuda da Internet e das redes sociais. São comunidades no Orkut, eventos criados no Facebook e contas no Twitter remetendo ao cantor prestando serviço de informação, agindo como ponto inicial de encontros e conversas e até mesmo servindo como anúncio para compra e venda de ingressos. Tudo isso regido pelos próprios fãs, sem o intermédio da imprensa ou de qualquer empresa.

O músico André Luis Schutz, 18 anos, é um dos donos da conta no twitter McCartneyinRio, criada com o intuito de organizar e divulgar as homenagens que serão feitas nos shows. A vinda do cantor no ano passado foi marcada, além do espetáculo em si, por ações coordenadas pelos fãs – como o mar de balões brancos usados no momento em que a música Give Peace a Chance era tocada. André não participou da organização em 2010, mas está animado para que todas as ideias promovidas neste ano, inclusive a dele com balões coloridos em Hey Jude, dê tão certo quanto. A divulgação destas homenagens é, até o dia do show, toda feita online.

O @McCartneyinRio também tem funcionando como uma fonte de informações para os fãs. “O nosso Twitter deixou de ser só um espaço de divulgação das homenagens. Eu passei dias e dias buscando respostas para as mais diversas perguntas que me faziam sobre a pré-venda dos shows e tudo mais”, diz André Luis. Outras muitas agregações virtuais estão agindo neste sentido de uma ajuda e, principalemnte, interação entre pessoas que sequer se conhecem. A aposentada Lucinha Zanetti, 57 anos, é dona de várias comunidades no Orkut relacionadas ao cantor e suas antigas bandas - The Beatles e Wings. Os fóruns criados por Lucinha são, para ela, uma fonte de aprendizagem e discussão muito grande sobre a obra de Paul McCartney. Ela conta ainda que as conversas não se restringem à internet. “Eu fiz muitos amigos nas minhas comunidades dedicadas aos Beatles e a McCartney. Já fizemos vários Orkontros - encontros fora do mundo virtual promovidos por usuários do Orkut - e é muito interessante ver que fazem parte deles pessoas de todas as idades”, afirma Lucinha.

Ela é fã de McCartney desde a década de 1960, mas não faz diferença dos fãs novos. “É uma relação de continuidade, de afeto, de carinho e amor que passa de geração em geração. Ele é o maior artista vivo de todos os tempos e, quem aprecia a boa musica, sabe reconhecer isso em qualquer idade”. Aos 68 anos, sir Paul McCartney continua relevante tanto para os contemporâneos dele quanto para os novos fãs. Parece que, enquanto ele vier ao Brasil, essa galera vai se reunir para mais uma turnê e cada vez mais organizados.   

2 comentários:

babalooatomico disse... [Reply to comment]

Paul : O melhor!. Ótimo texto e BEATLES4EVER!! haha

Eliete disse... [Reply to comment]

Paul deve estar SEMPRE vivo em nossos coraÇoes , poismerece tudo que 'e feitopor ele...muito simp'atico....Eliete