quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cena Livre: Para Roma Com Amor


Seguindo o seu estilo de várias histórias correndo paralelamente e de filmar numa capital européia, como fez em Meia Noite em Paris, Woody Allen nos diverte mais uma vez em sua nova comédia.

Depois de seis anos apenas trabalhando por trás das câmeras, o diretor volta a atuar, e com certeza está arrastando vários fãs para o cinema.

Para Roma com Amor é o seu longametragem mais recente, e mostra que podemos ter bons filmes e que o cineasta ainda possui um lado jovem que gosta de experimentar.

O longa se passa na capital italiana e conta...

A história de Jerry (Woody Allen), um produtor aposentado que vai a Roma com a mulher (Judy Davis) para conhecer Michelangelo (Flavio Parenti), o noivo italiano de sua filha Hayley (Alison Pill). Visitando a casa dos futuros sogros da filha, Jerry ouve Giancarlo (Fabio Armiliato), o pai de Michelangelo, cantando no chuveiro. Ele tem uma voz extraordinária, e assim surge a obsessão de Jerry de fazer com que o homem se torne cantor. 

A história de Leopoldo (Roberto Benigni), um simples executivo que do dia para a noite, é transformado em celebridade. Ele não pode sair de casa sem ser cercado por repórteres que querem saber tudo de seu dia a dia, desde o que comeu no café da manhã a que tipo de cueca prefere.

Depois do Oscar de atriz coadjuvante que Penélope Cruz recebeu em 2008 por sua atuação em Vicky Cristina Barcelona, Woody resolveu repetir a dose e a atriz faz uma participação como Anna, uma prostituta que entra por engano no quarto de um rapaz recém casado, Antonio (Alessandro Tiberi), cuja mulher, Milly (Alessandra Mastronardi) saiu e se perdeu nas ruas de Roma.

Jesse Eisenberg de A Rede Social interpreta Jack, um norte-americano que se vê envolvido num triângulo amoroso. Ele mora com sua namorada Sally (Greta Gerwig) e se apaixona por "Juno", ops, Monica (Ellen Page), amiga de Sally, que vem passar uns dias na casa deles.

E para completar... A cereja do bolo, Alec Baldwin que faz o papel de um arquiteto e é o personagem mais fantasioso compondo a trama de Allen.

Vale a pena conferir. É um filme muito leve, alegre e divertido. Vá com uma cia agradavél e se prepare para ajudar os velhinhos nas escadas do cinema. 

ps: se gosta ou conhece alguma coisa de Psicanálise veja o filme para observar as estruturas de cada personagem (Gabi passou o filme todo falando: "Hm, esse é obessessivo... Opa, histérica... Ih, obssessivo... Histérica"...).


Juh Reis


Nenhum comentário: