quinta-feira, 20 de junho de 2013

Dia do Cinema Brasileiro 2013

Ontem, 19 de junho foi comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, e para celebrar fizemos uma seleção de alguns filmes brasileiros que tiveram grande importância. Escolhemos filmes que fogem um pouco do clássico/clichê (claro que todos são excelentes, mas vamos procurar novidades), mas mesmo assim, obviamente,  não poderíamos deixar de citar alguns: Tropa de Elite, Cidade dos Homens, Central do Brasil, Cidade de Deus, Heleno, Bruna Surfistinha, Carandiru, Dois Filhos de Francisco, Última Parada 174, Se Eu Fosse Você, De Pernas Pro Ar, entre outros que marcaram a cena nacional, da comédia ao super drama.



Vamos ao que interessa, nossas indicações.


Bicho de Sete Cabeças (2001)

Diretora: Laís Bodanzky 
Roteiro: Luiz Bolognesi
Baseado no livro autobiográfico Canto dos Malditos

O filme, além de abordar questões sobre o abuso dos hospitais psiquiátricos em relação aos seus pacientes, nos mostra a relação de pais e filhos e a questão das drogas.

Curiosidades:
- foi o filme mais premiado do Festival de Brasilia e de Recife;
- Rodrigo Santoro protagonizou muitos filmes do cinema brasileiro, porém com 26 anos fez parte desse grande sucesso, ganhando o prêmio de melhor ator no Festival de Cartagena; 
- Santoro também fez Abril Despedaçado, Heleno (melhor ator no Festival de Havana) e Carandiru (venceu como revelação em Cannes);
- o filme completo encontra-se disponível no YouTube.





Jogo de Cena (2006)


Sinopse: atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, 23 delas foram selecionadas e filmadas  no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas. 

O filme discute o caráter da representação. O jogo a ser jogado inclui pelo menos três camadas de representação: primeor, personagens reais falam de sua própria vida; segundo, essas personagens se tornam modelos a desafiar atrizes; e, por fim, algumas atrizes jogam o jogo de falar de sua vida real. Através desse "jogo de cena" criado por Coutinho, o público confunde o que é real e o que é ficção, além de poder comparar os depoimentos de uma e de outra, tentando descobrir os limites entre a atuação e os sentimentos verdadeiros. 




Linha de Passe (2008)

Diretores: Walter Salles e Daniela Thomas
Roteiro: Bráulio Mantovani e George Moura

Sinopse: Cleuza (Sandra Corveloni), que trabalha como doméstica, está grávida novamente, de um pai desconhecido. Dinho (José Geraldo Rodrigues) divide seu tempo entre o culto e ser frentista. Dênis (João Baldasserini), o mais velho, é motoboy. O caçula, Reginaldo (Kaique Jesus Santos) mata aula para procurar o pai que não conheceu, motorista de ônibus. E Dario (Vinicius de Oliveira) que sonha em ser jogador de futebol, vive nas peneiras dos clubes e é nele que a família deposita suas esperanças.

Curiosidades:
- o filme foi aplaudido por 9 minutos durante o 
Festival de Cannes;
Sandra Corveloni ganhou prêmio de melhor atriz; 
- também existe o filme completo no YouTube.



VIPS (2010)

Diretor: Toniko Melo

Sinopse: Marcelo (Wagner Moura) não consegue conviver com sua própria identidade, fazendo com que ele assuma a dos outros. Assim ele passa a ter diversos nomes, nos mais variados meios. Sonhando em ser um piloto de avião como o pai, dá vários golpes e se envolve em inúmeras aventuras. Uma dos mais conhecidas é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, durante um carnaval no Recife. A história é inspirado na história real de Marcelo Nascimento da Rocha.

Curiosidades:
- a história lembra bastante o filme Prenda-me Se For Capaz;
- é baseado no livro lançado em 2005 pela autora Mariana Caltabiano;
- o longa venceu o Festival do Rio 2010 nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante; 
- Wagner Moura fez aulas de pilotagem para atuar no filme.


Pronto galera, agora é só escolher os que ainda não puderam conferir, e curtir.

Nenhum comentário: