sexta-feira, 21 de junho de 2013

K-POP: EXO

Vocês lembram quando falei sobre o B.A.P., o grupo que é considerado o monster rookie de 2012? Pois bem, hoje falarei de outro grupo que surgiu ano passado e acabou de retornar. E para o meu orgulho, eles voltaram com tudo. Com vocês mais um dos meus xodós: os meninos do EXO.


A pergunta que não quer calar é: o que significa EXO? Como a grande maioria dos grupos coreanos, o nome vem de uma palavra em inglês. Neste caso é exoplanet, termo usado para os planetas fora do Sistema Solar. Aí você se pergunta "por que?", e eu estaria mentindo para vocês se dissesse que sei exatamente a resposta. A minha opinião é que durante os 22 teasers do grupo (sim, você leu certo, foram lançados 22 teasers do EXO) e mais o clipe de estreia deles, Mama, a ideia é que cada um possui um poder.

Dividido em dois subgrupos, EXO tem 12 integrantes. Seis pertencem ao EXO-M e os outros ao EXO-K que promovem, simultaneamente na Coreia e na China. Ambos lançaram as músicas What’s Love e History como prólogo, porém foi com a música de estreia, Mama, que o grupo ganhou notoriedade. O resultado de vários anos de treinamento foi a nomeação a 26 prêmios e a conquista de 16, incluindo o Best New Asian Artist Group e o Popularity Award.

EXO-M (Lay, Kris, Chen, Luhan, Tao, Xiumin)

EXO-K (Sehun, D.O, Baekhyun, Chanyeol, Kai e Suho)

Após um ano e dois meses promovendo a mesma música – sério gente, eu não aguentava mais escutar/cantar o trecho inicial de Mama – os dois subgrupos se juntaram para promover Wolf, faixa principal do primeiro ábum, XOXO (Kiss&Hug)

O CD, que possui duas versões: Kiss (coreana) e Hug (chinesa), alcançou o primeiro e segundo lugar simultaneamente em vários charts de música, contando com a ajuda em massa dos fãs internacionais. E a divulgação está sendo tão boa que, pela primeira vez, o grupo ganhou quatro vezes seguidas em apresentações de programas de música. 

Vale muito a pena assistir Wolf pelo simples motivo de que eles dançam muito, muito mesmo. Não nego que a primeira vez que vi o teaser ri de me acabar e quando vi o clipe ri também, mas depois pensei "essa coreografia é bastante interessante". O resultado é que agora ando pela minha casa cantando e dançando "Geurae wolf! Naega wolf! Awoooooooooooo". Essa não é a realidade que eu queria. 

O que vocês acharam? Confiram o clipe de History, do EXO-K também. Não, não estou sendo tendenciosa até porque a maioria dos meus integrantes  preferidos fazem parte do EXO-M (rs), mas a música é muito boa. Nas duas versões! 

E a coreografia, como todo grupo de K-Pop, é de arrasar. 

Enfim, kisses and hugs para todos!

Wolf (versão coreana)

History (versão coreana)


Camis Cunha

Nenhum comentário: