quinta-feira, 20 de junho de 2013

Lápis e Marca-Texto: os livros de criatividade de Keri Smith

Hoje vou dar duas indicações de livros bem diferentes do que estamos acostumados a ler. Vi uma vez na internet, por acaso, e me encantei pela ideia. Corri logo atrás e comprei esses dois. Mas como o processo de "leitura" não é como o dos outros livros, vou ficar um bom tempo com eles na minha cabeceira. 


Wreck This Journal:
Para os que já tiveram problemas ao começar, continuar ou terminar um diário ou caderno de desenho, apresento-lhes o Wreck This Journal. É um livro ilustrado que contém uma coleção de instruções que pedem ao "leitor" para mostrar suas habilidades de fazer bagunça e preencher as páginas em branco (ou até mesmo destruí-las). Através de uma série de criativas missões, a autora Keri Smith encoraja o leitor a se envolver em atos "destrutivos" como fazer buracos por toda uma página, colar fotos e desfigurá-las, pintar a página  com café, colorir fora da linha, entre outros. Estou travada em uma página, porque ainda não sei como fazê-la, mas como o livro nos deixa livre para irmos para outra página, pulei e estou numa nova missão.

This Is Not A Book:
Dessa vez, Keri nos faz repensar o que um livro pode ser. Nesse olhar "torto" do que seria a função de um livro, Smith oferece mais uma vez um guia ilustrado que pede para que o leitor examine todas as diferentes formas que o This Is Not A Book pode ser usado. Com instruções intrigantes, o leitor vai descobrir que o livro pode ser: uma mensagem secreta (ele nos manda arrancar uma página, escrever um bilhete para um estranho, e deixar num local público), um instrumento de gravação (devemos escrever numa folha o nome de todas as pessoas que interagimos durante o dia), e outros mais. Ainda não abri esse aqui em casa, mas estou tão curiosa que acho que nem vou esperar o outro terminar. Rs. 

(Essa é uma página do meu Wreck This Journal, que eu achei que ficou bem legal. Minha preferida até agora!)





Gabi Giglio 

Nenhum comentário: