domingo, 24 de julho de 2011

Ásia está a ponto de dominar o mundo com sua música pop

Além de dominar o mundo com suas tecnologias e animes, agora a Ásia, principalmente Japão e as Coréias, estão ganhando um espaço no mercado fonográfico através da musica pop. Devido a esse grande sucesso, nós do Up Arte decidimos fazer uma semana especial para apresentar alguns artistas deste continente e para a primeira matéria resolvemos contar como esse processo começou.

Aqui no Brasil, provavelmente a maior relação que nós temos com a música pop asiática é a banda Puff AmiYumi, pois elas viraram um desenho animado, Hi Hi Puff Ami Yumi, que era exibido no SBT. Narrava o cotidiano das duas cantoras em situações muito divertidas, o empresário pão-duro Kaz, e os dois gatos das cantoras, Jang Keng e Tekirai. Era também apresentado algumas cenas com as próprias garotas.

Em 2001, Kim Buoo Soo foi a primeira coreana a entrar na Hot 100 da Billboard com o single Hello Goodbye Hello. No ano seguinte, 2NE1 e Taeyang chegaram ao Top R&B and Soul do iTunes e no Billaboard World Albums. Já no ano 2011, Big Bang se transformou na primeira banda coreana a chegar ao topo do iTunes americano com seu álbum Tonight, sendo o único de língua estrangeira.

O duo japonês Chage e Aska, que começou a gravar no final de 1979, se tornou muito popular durante o incio da década de 90. Eles lançaram uma série de sucessos consecutivos ao longo deste período. Em 1996, eles participaram do MTV Unplugged, tornando-se o primeiro grupo asiático a fazê-lo.

Em março de 1999, Hikaru Utada lançou seu primeiro álbum japonês, First Love, que vendeu 7,65 milhões de cópias, tornando-o o álbum mais vendido na história da Oricon (parada de sucesso japonesa). Em julho do mesmo ano, a banda de pop-rock Glay fez um show para um público recorde de 200 mil pessoas no Makuhari Messe, certificada pelo Guinness World Records como o maior show no Japão.

Na primeira década do século 21, hip hop e R&B contemporâneo são as influências da música japonesa, que começou a ganhar atenção no mainstream da música popular. Em novembro de 2001, o álbum de estreia da dupla R&B Chemestry, The Way We Are vendeu mais de 1.140.000 cópias na primeira semana, e estreou no número 1 nas paradas de álbuns da Oricon.

Durante a última década, o  J-pop ganhou fãs no mundo inteiro através de jogos e anime. As músicas e trilhas sonoras são uma porta de entrada para mais interesse em gêneros J-pop e outros estilos de música japonesa. Um exemplo é a série de jogos Kingdom Hearts, em que populares a cantora Hikaru Utada executa a canção tema principal. O single Easy Breezye também foi usado para promover o Nintendo DS. A série Ouendan e Brothers Band para  Nintendo DS  possuem uma grande quantidade de músicas pop japonesas.

No caso do anime, o shows são normalmente vendidos no ocidente com suas trilhas sonoras originais intocadas, proporcionando a exposição mais direta. Alguns shows no ar na televisão nos Estados Unidos, por exemplo, viram os seus temas irem tão longe a ponto de se tornarem comercialmente disponíveis como toques através de fornecedores no país.

A influência asiática na música é tão grande que a FarWest Entretainment resolveu criar um girl group formado por asiáticas para serem lançadas nos EUA. Blush é um grupo com intuito de dominar o mercado fonográfico mundial. Elas possuem a essência asiática, mas não possuem a barreira linguística pois todas suas musicas são em inglês.

O locutor Toby Knapp da Kiss Fm implorou para o vice presidente da Warner Bros/Reprise Records, Ken Luckey levar para a América HyunA com seu single Bubble Pop. Ele descreveu o som como a próxima onda do pop.

Nenhum comentário: