quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Império de Harry Potter chega ao fim

Hoje começa um especial Harry Potter. Como todos sabem, nesta sexta (15) estreia o último filme da saga, e nós do Up Arte decidimos homenagear J.K. Rowling e todo o mundo mágico criado por ela.

Durante 14 anos a série de livros Harry Potter vem atraindo milhares de fãs ao redor do mundo.  Neste tempo, uma geração inteira viu Harry se tornar o eleito, cantou “Rony é o nosso rei”, admirou a inteligência e sagacidade de Hermione, riu com as genialidades dos gêmeos Weasley, aprendeu os ensinamentos de Dumbledore, chorou pela morte de pessoas queridas e ficou, até o fim, ao lado dos livros que conquistaram o mundo.

Em suas páginas, os leitores, que para a surpresa geral eram crianças e adolescentes, abriram uma porta para a literatura infanto-juvenil. Nunca antes na história um livro fez tanto sucesso - a ponto de se formarem filas quilométricas no lançamento de cada volume da saga. O que tinha se tornado raro com a modernidade, voltou para os hábitos da juventude. Muitos deles tomaram gosto pela leitura. Não se importando com a quantidade de páginas, mas sim, com o conteúdo delas.

Os livros e filmes de Harry Potter povoaram durante anos o imaginário dos leitores e fãs e os comoveram. O último filme, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, será lançado nesta sexta- feira (15) com grande expectativa dos fãs (jovens ou não) e também da crítica.

Desde a publicação do primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, a autora, J. K. Rowling, recebeu muitos prêmios. Entre eles, quatro Whitaker Platinum Book Awards (Premiação de Livros Whitaker de Platina) em 2001, e três Nestlé Smarties Book Prize (Prêmio Nestlé de Livros Inteligentes) entre 1997 e 1999. Cinco filmes da saga, de um total de sete, receberam nove indicações ao Oscar. Entre eles o último lançado, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1.

O sucesso da obra se deve a vários motivos. Uma delas pode ser atribuída à narrativa atraente da história. Desde o lançamento do primeiro livro, mais de 350 milhões de cópias foram vendidas, em estimativa realizada em 2008.

O marketing também foi fundamental. A sincronização dos lançamentos dos livros no mundo todo, por exemplo, fizeram com que milhares de jovens fossem às livrarias. Os filmes produzidos pela Warner Brothers, e a venda de produtos, como jogos, camisetas e brinquedos foram essenciais na consolidação da série.

A saga dos livros mudou o mercado editorial. As editoras passaram a valorizar os livros infanto-juvenis, antes postos em segundo plano.

Outro indicativo do sucesso foi a criação de uma lista específica para os livros da saga, no jornal The New York Times. A lista dos livros mais vendidos teve que ser mudada, pois a série Harry Potter ocupava muitas posições.

Harry Potter recebeu muitas críticas positivas desde o lançamento do primeiro livro, em junho de 1997. A crítica literária A. S. Byatt, do jornal norte americano The New York Times, escreveu que o resultado das obras, tanto para leitores adultos como para o público jovem é a popularidade e o êxito literário.

//Thaís Chaves

Nenhum comentário: