quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um pouco de J.K. Rowling

Joanne Kathleen Rowling nasceu em 31 de julho de 1965, mesmo dia e mês do nascimento do personagem Harry Potter, em Yates, Reino Unido. Desde cedo sempre gostou de ler, e cursou Literatura Francesa na Universidade de Exeter. Em 1992, foi para Portugal para dar aulas de inglês, e pela manhã, quando não estava trabalhava, ficava escrevendo nos cafés da cidade de Porto, onde morou por 5 anos. Seus textos deram início a saga mais conhecida e bem sucedida do mundo. 

O primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal só foi concluído quando voltou a Escócia, já com sua primeira filha. Até conseguir que seu livro fosse publicado, J. K. Rowling percorreu diversas editoras, mas nenhuma queria publicar a história do bruxinho. Até que a Bloomsbury decidiu lançar seu livro e em junho de 1997 e o sucesso foi instantâneo. Com o dinheiro que começou a ganhar, pode parar de dar aulas e passou a ses dedicar a escrever os outros volumes da saga. Seus livros passaram a ocupar os primeiros lugares entre os mais vendidos, e não só na categoria de literatura infantil, mas adulta também. 

Curiosidades 

O animal predileto de J.K. Rowling entre as criaturas fantásticas que habitam seus livros é a fênix. Motivo? Porque são muito bonitas. 

O personagem Rony Weasley foi baseado em Sean, um amigo da escritora que tinha um Ford Anglia (sim, ele existe de verdade e não é de mentira), carro da família Weasley que tem destaque no segundo filme da série. Já Hermione é uma espécie de auto-retrato da autora quando criança. 

A primeira vez em que fez a leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma livraria não foi o sucesso que achou que seria, mas sim foi um fracasso. Era tão tão pouca gente na livraria que os funcionários ficaram com pena de Rowling e escutaram a história. 

A autora conheceu seu ex-marido, o jornalista português Jorge Arantes, quando dava aulas de inglês na cidade do Porto, Portugal, em 1992. Eles se casaram e J.K. perdeu o primeiro filho. Em 27 de julho de 1993 nasceu Jessica Isabel Rowling Arantes. Seu casamento durou até setembro e, por isso, J.K. foi morar em Edimburgo, Escócia, em outubro do mesmo ano. 

Despois que se divorciou, J.K. acabou vivendo de uma pensão semanal equivalente a R$300,00, paga pelo governo escocês. Morava com a sua filha em um pequeno apartamento e quando a criança caía no sono durante os passeios de carrinho, ela aproveitava para entrar num café da cidade e redigir a história de Harry Potter em blocos de papel. 

Não é a toa que Harry pega o Expresso de Hogwarts para chegar a seu mundo mágico. Em 1990, quando a autora viajava de trem entre as cidades de Londres e Manchester, na Inglaterra, a locomotiva quebrou e ficou horas parada. Daí veio a idéia de escrever sobre um menino bruxo. Mas a relação com trens é de um pouco antes. Seus pais, Peter John Rowling e Anne Volant, se conheceram na Kings Cross Station, a estação onde os bruxos embarcam na Plataforma 9 ¾ para ir pra Hogwarts. 

Quando começou a escrever a saga Harry Potter, J.K. Rowling não tinha em mente o objetivo de escrever para crianças. Ela diz que se diverte muito quando conta as histórias do bruxo e que, se for uma boa história, qualquer um vai se interessar por ela. A idade não importa.

Nenhum comentário: