quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hilary Duff surpreende em sua estreia no mundo literário

Todo mundo sabe que uma atriz pode virar cantora ou vice-versa. Mas em poucos casos, elas viram escritoras. Menos ainda são as que escrevem uma história de ficção. Hilary Duff é uma exceção. Em sua estreia no mundo literário com Elixir,  ela conseguiu conquistar o publico e a critica.

E olha que ela escolheu um tema difícil, que envolve mitologia e poderes, algo que pode dar muito certo, como  Percy Jackson e Os Olimpianos ou ser igual a série de TV Heroes, que no começo despertou o interesse do público, mas não conseguiu manter sua narrativa original.

O observador de Fringe, o doutor de Doctor Who, os agentes do filme Agentes do Destino, todos esses personagens lembram o rapaz misterioso que aparece nas fotos de Clea Raymond.

Rayna, de cara me lembrou uma versão nova de Miranda, melhor amiga de Lizzie McGuire, é claro que mais solta e gosta de aparecer. Tá bom, as características não são as mesmas da personagem interpretada por Lalaine Vergara-Para na série da Disney. O que eu quero dizer é que as duas tratam à protagonista como se fossem irmãs, o elo de amizade é muito forte.

Os fãs brasileiros irão adorar o livro, que da mesma forma como em Amanhecer, o nosso país é um dos principais cenários da história. É no Rio de Janeiro, que o pai de Clea, Grant é visto pela última vez.

Depois de reparar que o homem misterioso aparece em suas fotos, ela começa a sonhar com ele e  começa a se apaixonar. A garota resolve então dividir essas historias com seus amigos. Para Rayna, ela conta dos sonhos e para Ben, das fotos e para a surpresa de Clea, ele já sabia da existência, do que ele chama de “fantasma”. Esse ser aparece desde o nascimento dela e por causa desse mistério que ele foi contratado para protegê-la.

Grant, ao perceber esse homem nas fotos, começa a procurar sobre o que é que segue sua filha. Ele chega a duas opções: anjo da guarda e íncubo, uma alma maligna.

Alissa Grande, pseudônimo de Clea, é contratada para cobrir o carnaval do Rio e na hora a fotojornalista aceita a proposta, não só pelo interesse com o evento, mas sim por ir à sede da GloboReach e conversar com as últimas pessoas com quem seu pai conversou.

O homem misterioso, finalmente, aparece e se chama Sage. No começo, ele foge da garota, mas depois quando vê que ela está em perigo, quase sendo sequestrada, resolve ajudá-la. Ben, logo percebe que Sage tem em seu pulso o relógio de Grant e fica desconfiado. O garoto explica que o acessório é uma garantia que o médico havia lhe dado caso ele não cumprisse com o combinado.

Sage e Grant tinham informações sobre o Elixir da Vida e iam atrás de uma “negra” na floresta da Tijuca para obterem mais detalhes sobre esse objeto que é disputado por duas gangues. Provavelmente o pai de Clea foi sequestrada por uma dessas quadrilhas.

Apesar de Sage contar que nunca havia visto Clea, ela não se conforma e vai ao quarto dele e vê pinturas das quatro mulheres que estão sempre presentes no sonho da garota, Olivia, Anneline, Delia e Catherine. A pior parte é que há quadros das mortes das quatro mulheres, e na parede os colares com o pingente da flor de íris que elas usaram, e um prego esperando o quinto cordão. Será que é para o da Clea? Ela começa achar que as mulheres de seus sonhos, nada mais são do que suas vidas passadas. Sage seria um serial killer imortal que gosta de matar a mesma mulher sempre?

Músculos x cérebro. Esse passou a ser o típico triangulo amoroso. Nesse caso, Ben é a inteligência e Sage, a força. Mas será que algo consegue vencer um amor que existe há 500 anos?

Assim como Dan Brown consegue meios de ligar Leonardo Da Vinci ao Santo Graal e o Priorado de Sião, Duff apresenta um ponto de ligação entre o Elixir da Vida e William Shakespeare. Ela usa a Dama Negra, personagem recorrente nos sonetos do autor. Ela seria Magda Alessandri, amante do romancista. Em Elixir, ela é a presidente da Sociedade, e ela explica a razão da forte conexão de Clea com Ben e Sage.

Hilary conseguiu um desfecho para o livro, ao mesmo tempo em que deixou os fãs curiosos para lerem a continuação, Devoted que deve sair no Brasil em dezembro pela Editora ID.

Como a maioria dos livros são adaptados ao cinema, resolvi criar o meu elenco dos sonhos. A Clea Raymond, seria interpretada pela Ashley Benson, a Hanna Marin de Pretty Little Liars, Michael Steger, o Navid de 90210 ficaria com o papel do Ben e Sage seria o Steven R. McQueen, o Jeremy de The Vampire Diaries.



Nenhum comentário: