quinta-feira, 14 de julho de 2011

A expectativa de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

Nunca, em toda a história do cinema, uma estréia foi tão aguardada como a que ocorrerá no dia 15 de julho de 2011. Marcando o fim de uma geração, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 encerrará, de uma vez por todas, a vida do menino bruxo que cresceu nos livros e teve sua história contada nas telas do cinema. Para os fãs não basta só esperar. É necessário demonstrar a relação que mantiveram durante todos esses anos, estando ao lado “dele” até o fim. E o principal meio que eles encontraram para mostrar a gratidão foi através das redes sócias e encontros de eventos. 

Os usuários do Tumblr, uma comunidade virtual de blogs, começaram a fazer contagem regressiva desde o começo de novembro de 2010, quando a primeira parte do filme estava chegando aos cinemas. Com o objetivo de compartilhar o amor e a tristeza pelo fim da série, imagens e gifs animados são criados diariamente, sendo reblogados por milhares de pessoas, e também montagens com os personagens, brincando com cenas de filmes anteriores.

No Facebook também há uma página voltada para Harry Potter, contando com 26.361.144 pessoas. Vídeos, como trailers novos, venda de camisetas, novidade dos atores, pôster e propaganda de jogos para vídeo game são anunciados e comentados por pessoas de todo o mundo. Já no Twitter, um usuário intitulado de Lord Voldemort, alegra os seus seguidores. Com frases irônicas e sarcásticas atrai cada vez mais um grande público que o apóia a cada post. Mas para aqueles que curtem a saga Crepúsculo, da autora Stephenie Meyer, o Lord não passa de uma besteira.  A verdade é que ele vive criticando a qualidade do outro livro.

O caso mais famoso de homenagem realizada pelos fãs é o vídeo publicado no Youtube chamado A Very Potter Musical. Nele, os atores interpretam passagens do filme, através de canções próprias, se tornando um dos vídeos mais famosos do canal. Seu sucesso foi tanto que um dos atores, Darren Criss, foi chamado para trabalhar em Glee.

E para aqueles que pensam que os brasileiros não criaram nada para a caminhada até o grande final, estão enganados. O site Potterish, um dos mais famosos nacionalmente, realiza o sonho de vários pottermaníacos. Através de pacotes de viagens, os organizadores fazem pacotes de excursões para os fãs irem para Londres conhecer as locações, como a Plataforma 9 ¾ que é gravada na estação King’s Cross. O interior de Hogwarts é filmado na Catedral de Glouvester, de Durham e Universidade de Oxford.

Fora do mundo digital a participação é ainda maior. Como acontece em toda estréia do filme, várias pessoas aproveitam para se vestirem igual aos seus personagens preferidos, usando assessórios e roupas que, muitas vezes, são de fabricação própria. Sarah Campos, de 22 anos, conta como está se preparando para a ultima parte do filme “Essa é a segunda vez que irei me vestir de estudante de Hogwarts. A primeira foi na estréia de Harry Potter e o Cálice de Fogo, onde demorei 4 meses para ajeitar tudo. No final, acabei comprando uma varinha e só não levei uma vassoura porque queria a Nimbus 2000 – usada no Quadribol por Harry – e acabei não encontrando em nenhuma loja”, comenta Sarah.

Alguns encontros, como o PotterRio, já viraram tradição. Nele, estandes com produtos personalizados, venda de histórias feitas por fãs e apresentações de teatro - onde pessoas se vestem como seus personagens - fazem sucesso entre os participantes. Sem fins lucrativos, os organizadores decidiram que todo dinheiro obtido é destinado à próxima edição do evento.

Nenhum comentário: