sexta-feira, 15 de julho de 2011

Nós não estamos voltando para casa, não realmente

Para alguns Joanne Kate Rowling é só mais uma escritora do meio literário. Para seus milhares de seguidores, ela é considerada A Rainha, aquela que transformou e modificou a imaginação de pessoas ao redor do mundo através da saga Harry Potter

Por esse motivo os fãs não se consideram somente fãs. Eles fazem parte de algo único, de uma caminhada longa e cheia de angústia e espera. Com filmes, álbuns de figurinhas e até um parque temático nos Estados Unidos para mostrar o quão grande é a paixão pela obra. 

Muitos cresceram e aprenderam junto com a história do menino bruxo. Como Renata Kurisu, 20 anos, que relata como o enredo e o universo criado pela autora J.K Rowling foram importantes durante esses anos. Ela diz ter amadurecido durante a leitura da série. Apesar de Harry Potter ser uma ficção, as lições encontradas nele podem, segundo a fã, serem transportadas para a vida real. “Os livros e os filmes se tornaram um refúgio para mim. Sempre que eu me sentia triste ou minha família começava a discutir, eu me desligava do mundo real e entrava naquele que J.K. Rowling tinha criado”, comenta Renata. 

Já Gabriela Giglio, 22 anos, também é apaixonada pela série. Ela desenvolveu um método de leitura em que faz anotações e sublinha as passagens mais importantes. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte escreveu, num papel separado, todos que haviam morrido e montou a árvore genealógica dos principais personagens. 

Gabriela também coleciona objetos como uma varinha confeccionada por ela mesma, feita de madeira. "Me senti o próprio Sr. Olivaras ao construir uma varinha de bruxo”, disse Gabriela. Perguntada sobre como acredita que reagirá ao último filme, Gabriela ficou pensativa: “Eu acho que não é o fim. O que está acabando são os lançamentos porque todo mundo sempre vai poder voltar aos filmes e livros.” 

E para aqueles que pensam que o fim está próximo, estão enganados. Com sua mais nova atração e inspirada no universo Potteriano, foi criado em junho de 2010 o The Wizarding World of Harry Potter. Nele, as pessoas poderão matar as saudades e conhecer de perto o universo criado pela autora dos livros. “Eu não acreditava que eu estava ali, eu não vi aquilo como um parque, eu realmente vi como se minha vida realmente fizesse sentido. Eu estava no lugar que sonhei estar a minha vida inteira. Não adianta dizer que "ocê sabe que é só um livro, é só um filme, é ficção". Para mim não, desculpa. Me senti com 11 anos, recebendo a minha carta para estudar em Hogwarts. Só sei que quando eu estava saindo eu falei alto e em inglês: “ão estou voltando para casa, não realmente.” Reproduzindo a célebre frase de Harry Potter ao final do primeiro filme.

Nenhum comentário: